Urina (EAS)

Urina (EAS)

O que é o exame de exame de Urina (EAS)?

O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia, já que encontra-se mais concentrada.

Quando fazer o exame Ureia?

O exame Urina EAS é solicitado pelo médico para avaliar o sistema urinário e renal, sendo útil para identificar infecções urinárias e problemas nos rins, como pedras nos rins e insuficiência renal, por exemplo. Assim, o exame EAS serve para analisar alguns aspectos físicos, químicos e a presença de elementos anormais na urina, como:

  • Aspectos físicos: cor, densidade e aspecto;
  • Aspectos químicos: pH, nitritos, glicose, proteínas, cetonas, bilirrubinas e urobilinogênio;
  • Elementos anormais: sangue, bactérias, fungos, protozoários, espermatozoides, filamentos de muco, cilindros e cristais.

 

Além disso, no exame de urina é verificada a presença e quantidade de leucócitos e células epiteliais na urina.

A coleta para realização do exame de urina pode ser feita no laboratório ou em casa e deve ser coletada a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Antes de realizar a coleta, é importante higienizar com água e sabão a região íntima para evitar que aconteça contaminação da amostra. Após a coleta da urina, deve-se levar o recipiente para o laboratório em até 2 horas para que seja feita a análise.

Recomendações para o exame Ureia?

Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o Metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.

É importante também realizar corretamente a coleta da urina, já que a coleta do primeiro jato ou a falta de higienização correta pode levar a resultados que não refletem a condição do paciente. Além disso, não é aconselhado que as mulheres realizem o exame de urina durante o período menstrual, pois os resultados podem ser alterados.

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:

Alterações na composição. Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.