O que é o PSA e para que serve o exame de PSA?
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata, secretada no líquido seminal, onde permanece em concentrações elevadas, e em menores concentrações no soro de homens normais. Isso quer dizer que é normal que todos os homens tenham PSA no sangue desde que em níveis baixos.
Como o PSA também é produzido pelas células neoplásicas da próstata, ele é utilizado como um marcador de câncer de próstata, juntamente com o exame digital retal (toque prostático) para a detecção precoce do câncer de próstata. Além disso, o exame é necessário no acompanhamento de pacientes diagnosticados e tratados de neoplasias de próstata para a detecção precoce da recorrência da doença.
Além do câncer, o PSA pode estar elevado em doenças não neoplásicas, como na hiperplasia prostática benigna e na prostatite, sendo importante outros procedimentos diagnósticos, como o ultrassom e a biópsia prostática para a definição do diagnóstico.
Qual a diferença entre o PSA Total e Livre?
O PSA encontra-se no soro em duas formas: o PSA não ligado ou livre e o PSA ligado a outras proteínas. A soma das frações do PSA livre e do PSA ligado a proteínas é chamada de PSA total. Dependendo dos valores do PSA total, a dosagem do PSA livre e a relação do PSA livre/PSA total podem ser utilizadas para aumentar a especificidade do PSA e melhorar a detecção do câncer de próstata.
Recomendações para o exame de PSA?
O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.
Qual a peridiocidade para o exame de PSA?
Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
A periodicidade do exame de PSA vai depender dos valores encontrados e deverá ser indicado pelo seu médico.
Dúvidas Frequentes
Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:
O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.
O valor do PSA pode aumentar devido a outras condições, como: infecção urinária; retenção urinária; procedimentos médicos como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia ou ressecção transuretral da próstata.
O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.