O que é o exame de exame Parasitológico (EPF)?
O exame parasitológico de fezes (EPF) é utilizado no diagnóstico de parasitos intestinais, através das formas parasitárias eliminadas nas fezes. Na microscopia podemos visualizar ovos e larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários.
Quando fazer o exame Gama GT?
O EPF é um dos exames pedidos pelos médicos nos check-ups anuais. Além disso, também costuma ser solicitado quando o paciente apresenta sintomas característicos, tais como:
- presença visível de parasita nas fezes;
- cansaço inexplicável;
- dor e distensão abdominal;
- vômitos, diarreia ou sangue nas fezes;
- coceira no ânus;
- anemia;
- redução do apetite e
- perda de peso considerável.
Além disso, a sabedoria popular diz que comer terra, concreto ou carvão é sinal de presença de vermes no intestino das crianças. Realmente, muitas vezes o hábito de ingerir substâncias não alimentares tem relação com a parasitose. Isso ocorre devido à anemia causada por alguns tipos específicos de vermes.
Dúvidas Frequentes
Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:
O EPF é realizado em uma amostra de fezes recém-colhida em um recipiente higienizado. Retirá-lo do vaso sanitário não é permitido, pois isso altera suas características, inviabilizando a análise. Em seguida ao recolhimento, o frasco com o material deve ser fechado e levado ao laboratório.
As fezes devem ser colocadas num recipiente adequado e enviada ao laboratório em até 24 horas, o paciente não deve usar laxantes e recipiente com as fezes deverá ser mantido na geladeira.
Sugestão de alimentos: macarrão sem molho, arroz, batata inglesa, pão, leite, manteiga, queijo branco, mandioca, inhame, banana, maçã e pera sem casca.