Glicemia

Glicemia

O que é o exame de Glicemia?

O exame de glicemia ou glicemia em jejum é aquele que mede o nível de glicose (taxa de açúcares) na corrente sanguínea, feito a partir de uma coleta do sangue venoso e de um período de 8 horas de jejum sem alimentos ou bebidas, exceto água.

Ele faz parte de muitos exames de rotina e é utilizado para detectar doenças como hipoglicemia, hiperglicemia e também para o diagnóstico e acompanhamento da diabetes.

Quando fazer o exame de Glicemia?

O exame de glicemia faz parte da checagem anual que toda pessoa deve fazer. Entretanto, é importante estar atento aos seus hábitos, ao histórico familiar e à idade. Todos esses fatores podem ser de risco e, assim, exigem um cuidado diferente. Existem, ainda, quadros específicos em que o teste é recomendado.


Crianças e adolescentes, ao perderem muito peso sem motivo aparente, devem fazer a coleta de sangue para a avaliação. Isso porque estão mais propensos à diabetes tipo 1. As mulheres grávidas, durante o pré-natal, também precisam realizar o exame. Com o acompanhamento, é possível evitar a hiperglicemia e todas as complicações que esse diagnóstico pode gerar no decorrer da gestação. Para os diabéticos, o teste é feito frequentemente para o melhor controle da doença.

Instruções e contraindicações para exame de Glicemia

A principal recomendação  para se fazer o exame de glicemia é que o paciente esteja em jejum, não consuma nenhum tipo de alimento ou bebida, exceto água, por um período de 8 horas. Cumprir essa indicação é fundamental para garantir um diagnóstico correto.

Outras recomendações são: manter a dieta de forma habitual no período de uma semana antes do exame, não consumir álcool, cafeína e evitar exercícios físicos rigorosos. Além de notificar ao médico ou ao coletor qualquer alteração que possa acontecer durante esse preparo.

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:

Glicose é sinônimo de açúcar e a sua taxa no nosso sangue é chamada de Glicemia.