O que é o exame de Eletrocardiograma (ECG)?
O ECG (eletrocardiograma) é um teste que nos permite medir a atividade elétrica do coração.
O dispositivo utilizado é o eletrocardiógrafo, que detecta os impulsos elétricos do coração e são registrados em uma fita de papel. Esse registro é conhecido como um eletrocardiograma e nos permite detectar distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias) e distúrbios da condução dos impulsos elétricos através do coração (blocos) que pode ser causada por várias doenças.
Quando e quem deve fazer o Eletrocardiograma (ECG)?
O eletrocardiograma é fundamental quando o paciente comparece ao pronto-socorro com suspeita de infarto do miocárdio. Normalmente, é um dos primeiros exames a ser feitos nesses casos.
Dúvidas Frequentes
Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:
A alteração no eletrocardiograma pode ser decorrente de um exame mal feito, seja por falta de preparo adequado da pele do paciente dourante o exame, seja por posição errada dos eletrodos, até logicamente doenças graves.
O primeiro passo é se alimentar normalmente antes do exame. Você também pode ingerir líquidos à vontade, mas bebidas alcoólicas não são recomendadas. Afinal, elas podem alterar o ritmo de seus batimentos e fazer com que o resultado seja inconclusivo.
Nas 24 horas que antecedem ao exame não deverá ingerir café, chá, chocolate, refrigerante e bebidas alcoólicas e nas 6 horas que antecedem ao exame não poderá fumar.
Nas 24h antecedentes ao exame, não realizar atividade física, não ingerir bebidas alcoólica e não fumar; Recomenda-se que o paciente durma bem na véspera do exame. Duas horas antes ao exame não consumir bebidas que contenham cafeína.
Algumas pessoas podem ter um infarto com o ECG normal por dois motivos: Primeiro: o infarto foi muito pequeno, ou seja a área do coração que ficou sem sangue é pequena ou o tempo de isquemia foi curto. Segundo: O ECG pode não evidenciar algumas paredes do coração e pode parecer normal.
O exame é feito com o paciente deitado e com o peito nu. Antes de iniciá-lo, é feita a limpeza da pele para facilitar a fixação dos eletrodos. Caso o paciente apresente muitos pelos no corpo, é feita uma depilação, e em casos de muita oleosidade na pele, é feita uma limpeza com álcool.