Ácido Úrico

Ácido Úrico

O que é o Ácido Úrico ?

O ácido úrico é um produto de degradação das purinas, compostos nitrogenados encontrados em ácidos nucleicos (DNA e RNA). O ácido úrico no sangue é gerado pelo metabolismo das purinas nas células do corpo, e um pouco pela digestão de alguns alimentos, como fígado, anchovas e outros peixes, feijões e ervilhas, e algumas bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja. A maior parte do ácido úrico é eliminada na urina, e um pouco nas fezes.

Se houver aumento da produção ou diminuição da excreção, o ácido úrico pode se acumular no sangue (hiperuricemia). O excesso de ácido úrico no sangue está relacionado com a gota, uma doença caracterizada por inflamação articular causada por cristalização do ácido úrico no líquido sinovial, e com distúrbios renais.

Aumento da produção de ácido úrico ocorre quando cresce o número de células que morrem, como em alguns tratamentos de câncer, ou quando há uma tendência hereditária. Diminuição da eliminação de ácido úrico ocorre em distúrbios renais.

Por que fazer o exame de Ácido Úrico?

Para detectar níveis altos de ácido úrico no sangue, que podem indicar gota; para monitorar os níveis de ácido úrico durante quimioterapia ou radioterapia; para detectar níveis altos de ácido úrico na urina, que podem estar relacionados com a formação de cálculos renais; para monitorar pacientes com gota ou com risco de cálculos renais.

Quando fazer o exame de Ácido Úrico?

Quando há dor articular ou outros sintomas sugestivos de gota; durante quimioterapia ou radioterapia para câncer; quando há risco de cálculos renais.

Instruções e contraindicações para exame de Ácido Úrico

Realizar jejum de até X horas antes do horário do exame.

A ingestão de analgésicos pode alterar o nível das purinas – que dão origem ao ácido úrico – no sangue. Por isso, o ideal é informar o uso de qualquer medicamento ao profissional que pediu o teste.

Periodicidade

Costuma ser solicitado conforme a suspeita de gota ou outros distúrbios sistêmicos. As gestantes fazem o exame para investigar condições específicas, como a toxemia gravídica.

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:

A dosagem de ácido úrico no sangue é pedida para detectar níveis altos observados em pessoas com gota, um tipo de artrite. O exame também é usado para monitorar o nível de ácido úrico em pessoas submetidas a quimioterapia ou radioterapia.
A dosagem na urina é usada para avaliar a causa de cálculos renais recorrentes.