O que é o T4 e para que serve o exame de T4 Livre?
T4 é a sigla para tiroxina, também chamada de tetraiodotironina. Trata-se de um hormônio que é produzido pela tireóide e que atua na regulação de diferentes processos do corpo humano, como a regulação da pressão arterial e de outros aspectos do metabolismo do paciente.
O T4 Livre é um exame laboratorial que, por meio da análise do sangue do paciente, mede os níveis de tiroxina que circulam pela corrente sanguínea do paciente. Dependendo dos resultados obtidos, o médico pode levantar ou confirmar diferentes hipóteses de diagnóstico.
É importante ressaltar que cada laboratório e cada médico adotam seus próprios valores de referência para a mensuração do T4 livre, de acordo com resultados de pesquisas e convenções médicas.
Quando fazer o examte de T4 Livre?
O exame T4 livre deve ser feito caso o paciente tenha histórico familiar de doença autoimune da tireoide, em situações de aumento do volume da tireóide e em suspeita de lesões de uma glândula chamada hipófise.
Na faixa etária pediátrica, é importante rastrear também quando o paciente apresenta baixo crescimento/baixa estatura, além dos sintomas acima. Nos adultos, além das indicações acima, em exames periódicos que devem ser definidos de acordo com o histórico clínico do indivíduo.
Recomendações para o exame de T4 Livre
Não necessita jejum. O paciente não deve tomar suplementos vitamínicos contendo Biotina 72 horas antes da coleta. Caso o paciente faça reposição com levotiroxina, a medicação só deve ser tomada após a coleta ou realizar a coleta após 4 horas de sua administração.
Qual a peridiocidade para o exame de T4 Livre?
A periodicidade depende da condição clínica do paciente.
Dúvidas Frequentes
Confira abaixo algumas dúvidas comuns que nossos clientes costuma ter:
A alteração do T4 no organismo pode estar associada ao diagnóstico do hipertireoidismo, hipotireoidismo, doença de Graves, nódulos tireoideanos e câncer de tireoide .
Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento. Jejum: para todas as idades, jejum mínimo necessário de 3 horas.